Neste mês de setembro, a Fundação Ezute participou do Connected Smart Cities, um dos maiores eventos sobre cidades inteligentes e mobilidade do país.

O evento contemplou exposição de produtos, serviços e soluções para cidades inteligentes, destacando os lançamentos e tendências mundiais, por exemplo, para mobilidade – modais; iluminação; geotecnologias e drones, Tech Lounge com realidade virtual, arena drones, entre outras inovações e tendências que estão sendo implementadas mundialmente.

A Fundação Ezute apresentou um modelo inovador para a estruturação de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs), alternativo ao Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI. Nesse modelo, a Ezute assume, por meio de chamamentos públicos, a captação de recursos financeiros privados a título de doação com encargo, e estrutura os projetos, sem custos para a administração pública, por meio de acordos de cooperação.

 “O objetivo da Ezute no evento, onde estiveram presentes representantes do setor público e privado, foi atrair mais municípios para esse modelo, que já está funcionando na área de Saneamento Básico, em cidades dos estados do Piauí e Santa Catarina”, explica o diretor de inovação e PPPs da Fundação Ezute, Thomas Strasser.

 A Fundação visou também a captação de recursos de outras empresas para ganhar escala nesse modelo e atender outros municípios, consórcios intermunicipais e estados em todo o país, além de replicar este modelo para quaisquer outros segmentos da infraestrutura.

Durante o evento, Thomas participou de um painel para apresentar o novo modelo de estruturação de concessões e PPPs ao público. Estiveram no Connected Smart Cities cerca de e 300 prefeituras e mais de 500 empresas, com quem os expositores tiveram também a oportunidade de conversar por meio das “Rodadas de Negócios”.

O Connected Smart Cities é composto pelos eixos temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, e reúne os diversos agentes relacionados aos governos, empresas e entidades nacionais e internacionais.