SANEPAR assina contrato com Fundação Ezute para estudo e atualização de solução ERP

Projeto visa promover à Companhia de Saneamento do Paraná controles mais eficientes relacionados à conformidade e auditoria dos processos operacionais e seus resultados

Nos últimos anos, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) tem investido em inovação para proporcionar maior eficiência e eficácia em seus processos. Dessa forma, tem utilizado tecnologias para integração de informações e redução da quantidade de sistemas e aplicativos internos com o intuito de promover convergência tecnológica, confiabilidade sobre resultados, estabelecimento de processos de governança perene e eficaz, além de ganho de produtividade.

Um desses sistemas refere-se à utilização de Solução Enterprise Resource Planning (ERP) para aprimoramento e padronização de processos para as áreas de negócios, recursos humanos, financeiro, planejamento estratégico, informações analíticas, entre outras e que, no presente momento, apresenta necessidade de modernização de conjuntos de sistemas para atualização tecnológica.

“A implementação de uma Solução ERP na Sanepar é uma decisão estratégica estruturante para a organização que vai muito além da visão de migração dos sistemas existentes. Novas demandas para essa solução foram identificadas, referentes a estruturação estratégica da organização e ao processo de modernização institucional. Além disso, identificamos significativa evolução das soluções ERP de mercado, que estão em constante desenvolvimento e emergentes processos de transformação digital, disponibilizando e provendo soluções mais completas e maduras à gestão de recursos corporativos”, explica Gislaine Chimborski Lopes, Sponsor do Projeto na Sanepar.

Para que essa atualização seja feita, a Fundação Ezute realizará estudo para a evolução das especificações do projeto de implantação da solução ERP com o objetivo de promover a reformulação e o aprimoramento das especificações técnicas da solução, serviços, transferência de tecnologia, estratégia de implantação e operação de Solução de Sistema Integrado de Gestão Empresarial.

“A Fundação Ezute entende que o aprimoramento das especificações da solução e projeto ERP para a Sanepar deve observar e considerar modelo de abordagem sustentado por pilares como estrutura, processos e políticas organizacionais, infraestrutura de tecnologias, dados e informações e, claro, pessoas. Para além da atualização do sistema, o propósito é também promover transferência de tecnologia e de conhecimento, que auxiliará no fortalecimento do ambiente de governança e da comunicação adaptativa e multidirecional, ambos orientados por políticas que vão sustentar e perenizar a solução integrada e os processos de gestão organizacionais”, explica Silverlei Gava, gerente de projetos da Fundação Ezute.