

ONDE ATUAMOS
OUTORGA ELETRÔNICA
O Sistema de Outorga Eletrônica, realiza a gestão de usuários e dos usos outorgados, e amplia a capacidade de integração no estado com descentralização de processos, reduzindo de forma significativa o tempo de resposta junto aos usuários e torna mais ágil, transparente e eficiente o processo no estado. O processo da Outorga contempla:
- Requerimento
Através de formulário interativos e inteligentes, o sistema permite que usuários de recursos hídricos realizem a caracterização do empreendimento, preencham os conteúdos específicos, que são configurados no sistema, e enviem requerimentos eletronicamente, com base em dados georreferenciados e de uso.
A solução conta com a opção para auto emissão de outorga e declaração de uso insignificante, baseada em análise multicritério, e de forma integrada ao Sistema de Suporte à Decisão (SSD), que calcula a disponibilidade hídrica. Após finalizar o requerimento, o usuário pode gerar o boleto de pagamento e acompanhar o andamento do processo online. O sistema monitora o processo de pagamento e realiza a tramitação automática, e integrada com o sistema de protocolo do Estado, para o próximo setor configurado (há uma configuração de rotas entre setores). Entre as configurações, destaca-se a funcionalidade de Descentralização, que permite o envio automático de solicitações para análise técnica pelas regionais, de acordo com parâmetros previamente definidos, os quais podem incluir o nível de interferência e a finalidade do uso da água.
- Análise Técnica
Com a conclusão do Requerimento, a plataforma viabiliza o início do rito de acompanhamento e análise, com o envio para o setor responsável dos requerimentos, de acordo com a configuração definida pelo órgão gestor. Uma vez validado, o requerimento é tramitado de forma eletrônica e passa por um fluxo de aprovação (workflow). A análise técnica e elaboração do parecer técnico são realizados com auxílio de ferramentas de geolocalização, permitindo ao técnico a visualização de camadas de usos outorgados, requerimentos em tramitação, outorgas vencidas, áreas contaminadas, áreas de restrição e outras informações geográficas de interesse. O sistema conta com funcionalidades integradas ao Sistema de Suporte à Decisão (SSD) que permite cálculo de disponibilidade e balanço hídrico considerando os dados outorgados, e em fase de requerimento, e dos parâmetros de lançamento de efluentes. Com o parecer técnico concluído, o ato é assinado digitalmente, publicado no Diário Oficial e disponibilizado ao usuário na Internet.
- Notificações
As comunicações realizadas com os requerentes utilizam um mecanismo de notificação eletrônica que permite o armazenamento e coleta de evidências referente as tomadas de decisão realizadas durante o ciclo de vida dos atos. Por exemplo, caso a análise técnica identifique que o ponto informado está em uma localização incorreta, é enviada uma notificação ao requerente para que proceda com a correção ou apresente uma justificativa técnica. Quando o requerente concluir o procedimento, a solicitação é devolvida ao técnico para que avalie a efetivação da ação ou aplique uma nova notificação de adequação. Esse histórico de comunicação fica registrado no fluxo de tramitação da solicitação para análise ou auditoria futura.
- Administração
Possibilita ao administrado configurar as componentes e variáveis do processo de outorga de acordo com a legislação estadual, incluindo a documentação a ser enviada (obrigatória e não obrigatória), as perguntas a serem respondidas pelo usuário, a definição de valores dos emolumentos e dos usos, mensagens e as variáveis de auto emissão de outorgas. Permite ainda a configuração de parâmetros, mensagens para os usuários internos e externos, textos dos Atos Administrativos e serviços de envio ao Diário Oficial.
Principais Funcionalidades:
- Página do requerente/usuário de recursos hídricos com o cardápio de serviços para solicitações dos atos.
- Automação do processo de migração de dados de portarias legadas a partir de um motor de regras.
- Identificação e caracterização dos dados do usuário e representantes.
- Identificação e caracterização dos empreendimentos.
- Cálculo automático da demanda de uso da água.
- Análise e classificação do requerimento de usos insignificantes, ou que necessitam de análise técnica, a partir de configuração de regras e integração com o Sistema de Suporte à Decisão (SSD).
- Descentralização de requerimento para análise técnica nas regionais de forma automática e configurável por interferência e finalidade.
- Emissão de boleto e monitoramento para baixa automática.
- Integração com o sistema de protocolo.
- Integração com o portal Georreferenciado para publicação dos atos iniciados e emitidos a partir de sua localização (latitude/longitude).
- Tramitação das solicitações de forma automática entre setores e com opções de forma manual com rotas configuradas.
- Visualização de fila de pendência do setor.
- Priorização da fila de atendimento dos requerimentos a partir da configuração pré-definida.
- Repriorização da fila de requerimentos a partir de critérios de urgência.
- Telas de pesquisas com filtros diversos que permitem a busca por solicitações e/ou atos publicados para o usuário interno ou requerente.
- Análise técnica de informações para emissão do parecer e publicação do ato considerando:
- Análise Geológica
- Categoria de risco e classificação de barragem
- Concentração máxima de parâmetros de lançamento de efluentes
- Condição de explotação recomendada
- Condicionante
- Contrato de concessão
- Dados da bomba
- Demanda
- Desassoreamento
- Descarga de fundo
- Disponibilidade hídrica
- Estrutura fixa sobre pilares
- Estudo hidrológico
- Execução de proteção de margem
- Finalidade da obra
- Finalidade do uso
- Geometria da Seção
- Horário de bombeamento
- Licença ambiental
- Local da interferência
- Medição de vazão de lançamento
- Informações do Pivô
- Proteção de margem
- Regime de exploração
- Reservatório
- Teste de produção
- Teste de recuperação
- Travessia
- Vazão máxima de projeto
- Vazão mínima a jusante
- Vazão total
- Vistoria de segurança de barragem
- Cadastro de Emolumento por tipo requerimento
- Cadastro de Tipo Documento Publicação
- Cadastro do glossário
- Cadastro de artigos dos documentos de publicação
- Cadastro do contrato de concessão
- Cadastro de parâmetros gerais da outorga
- Configuração de usuários por setor
- Configuração de tipo de documento por tipo de requerimento e finalidade
- Configuração do raio de interferência
- Configurações de fonte poluidora
- Configurações de critérios de Autoemissão de usos insignificantes
- Consulta de dados em migração para processo em papel
- Configuração de tipo de usuário e finalidade
- Configurações das perguntas
- Cadastro Grupo de Notificação
- Cadastro de Motivo de Cancelamento
- Cadastro de Justificativa Tipo Requerimento
- Consultar Usuários de Recursos Hídricos
- Cadastros de Orientação e Ajuda
- Gestão de Portarias migradas e emitidas
- Envio de informações de Outorgas para a base do CNARH da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA).
- Análise técnica integrada com o SSD para cálculo da disponibilidade e balanço hídrico.
- Disponibilização de informações de Outorgas via serviços para consumo por entes interessados.
