O QUE FAZEMOS
GESTÃO DE PROJETOS COMPLEXOS
O que é um projeto complexo?
A complexidade em projetos pode ser identificada por características inerentes ao projeto ou seu ambiente, onde há interações e interdependências entre pessoas, organizações, tecnologias, ferramentas e/ou técnicas que criam padrões que transcendem os objetivos de cada um dos grupos.
Em termos gerais, reconhece-se que incerteza e complexidade em projetos e programas estão intimamente conectados. A complexidade é uma característica difícil de gerenciar por conta dos comportamentos humano e sistêmico e da ambiguidade que a envolve. Todo projeto complexo possui riscos inerentes e incertezas – oriundas de fatores internos ou externos – que precisam ser endereçadas.
A gestão de tais programas envolve várias organizações, integra diversas disciplinas, apresenta etapas sobrepostas, é influenciado por interesses de diferentes stakeholders e demanda uma efetiva gestão de riscos.
A trajetória da Fundação Ezute demonstra o acúmulo e a aplicação de sua experiência em busca de soluções exequíveis para desafios complexos nos setores de defesa, segurança pública, aeroespacial, saúde, meio ambiente, energia, transporte, infraestrutura e educação.
Conheça alguns de nossos cases de Projetos Complexos: