O Sistema de Gerenciamento e Informações do Tráfego de Embarcações [Vessel Traffic Management Information System em inglês] (VTMIS) será implantado no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, após mais de 10 anos de espera. Segundo a Autoridade Portuária de Santos (APS), a previsão é publicar o edital de licitação no mês de outubro.

Sistema de Gerenciamento e Informações do Tráfego de Embarcações (VTMIS) é uma ferramenta de auxílio eletrônico à navegação. — Foto: Sérgio Furtado/Divulgaão/Autoridade Portuária de Santos

De acordo com a APS, o sistema é necessário para que a empresa realize o controle das manobras das entradas e saídas dos navios e do tráfego de embarcações com maior eficiência e segurança. Atualmente, o serviço é realizado pela praticagem em coordenação com a APS que, em breve, assumirá o monitoramento dos navios, atendendo exigência do Tribunal de Contas da União (TCU).

Ainda de acordo com a instituição, está prevista para o mês de outubro, a publicação do edital do processo licitatório, que resultará na contratação de empresa para a implantação do sistema.

Segundo o gestor do VTMIS da APS, Carlos Marden Soares Pereira da Silva, em nota publicada pela empresa, a última pendência necessária para divulgação do edital este ano foi concluída em 1º de agosto, com a autorização das dispensas de licenciamento ambiental por parte da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

De acordo com a Fundação Ezute, empresa que auxiliará no planejamento e condução do processo licitatório, a assinatura do contrato de implantação do sistema está prevista para o 2º trimestre de 2025.

Sistema de Gerenciamento e Informações do Tráfego de Embarcações

 

O Sistema de Gerenciamento e Informações do Tráfego de Embarcações (VTMIS) é uma ferramenta de auxílio eletrônico à navegação, que oferece monitoramento ativo, em tempo real, do tráfego aquaviário. Além disso, o serviço gerencia e compartilha de dados, promovendo a integração de um grande volume de informações provenientes de dispositivos e sensores.

O objetivo do sistema é garantir a segurança e eficiência da navegação e das operações portuárias, a salvaguarda da vida humana no mar e a proteção ao meio ambiente nas áreas em que haja intensa movimentação de embarcações ou risco de acidente de grandes proporções.

Pular para o conteúdo