O primeiro dia da 8ª edição da Mostra BID Brasil, realizado em 3 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, foi marcado por um evento literário de grande relevância. Dois livros, que contam com a participação da Fundação Ezute, foram divulgados em um coquetel, destacando a evolução da Base Industrial de Defesa e Segurança e o protagonismo feminino no setor de Defesa.

Preservando a História da BIDS

O livro Base Industrial de Defesa e Segurança: Uma trajetória de desenvolvimento e soberania apresenta um panorama detalhado do desenvolvimento histórico e tecnológico da BIDS, abordando o papel fundamental das empresas e das Forças Armadas na construção de uma infraestrutura de defesa autônoma no Brasil. A história da Fundação Ezute é destaque na obra, reconhecendo sua contribuição para o fortalecimento da soberania nacional e seu papel em projetos estratégicos que moldaram a indústria de defesa brasileira.

Valorizando o Protagonismo Feminino

Já o livro Mulheres na Defesa – Volume I: O Poder de Uma História, do Selo Editorial Série Mulheres, da Editora Leader, enaltece as trajetórias inspiradoras de mulheres que se destacam no setor de Defesa. A obra, coordenada pela diretora de Negócios da Fundação Ezute, Jocirene Chagas, em parceria com Andréia Roma, destaca os desafios e conquistas femininas em áreas como a Indústria, as Forças Armadas, a política e o jornalismo, fortalecendo a representatividade em um segmento global em transformação.

A participação da Fundação Ezute é um destaque especial, com três coautoras na publicação: Jocirene Chagas, que também é coordenadora da obra, Claudia Tocantins, gerente de Projetos, e Valéria Rossi, assessora de imprensa. Elas compartilham suas experiências e trajetórias, inspirando novas gerações e reforçando o papel transformador da inclusão feminina no setor.

Pular para o conteúdo