Em um país de expressiva representatividade no cenário mundial, como o Brasil, a tecnologia e a inteligência se apresentam como um motor essencial para a transformação social e econômica.

A capacidade de inovar e implementar soluções tecnológicas não apenas melhora a eficiência das instituições, mas também fortalece a autonomia e a segurança em setores estratégicos. Nesse contexto, a Fundação Ezute, organização sem fins lucrativos 100% nacional, tem atuado no desenvolvimento de tecnologias voltadas para a defesa e a segurança nacional, entre outras áreas.

Semente plantada com o Sivam

Os primeiros passos da Fundação Ezute foram chancelados pela parceria firmada com o Ministério da Defesa (MD) e a Força Aérea Brasileira (FAB), na implantação do Projeto Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia).

Com o objetivo de proteger e monitorar a Amazônia Legal, o Sivam entrou em operação em 25 de julho de 2002, utilizando um conjunto inovador de tecnologias de inteligência para vigilância e controle do espaço aéreo, além de apoiar a investigação de

ilícitos ambientais.

A implantação do Sivam exigiu uma infraestrutura robusta, que incluía edificações, computadores, softwares, estações de telecomunicações e meteorológicas, radares fixos e aerotransportados, plataformas de coleta de dados e aeronaves de alerta antecipado. E a Fundação Ezute teve o importante desafio de integrar todos esses sistemas, os quais abrangem as regiões mais inóspitas da Amazônia, e que se tornaram um modelo de segurança e eficiência.

Multiplicação da expertise

Com o gerenciamento de situações críticas e o desenvolvimento de novas funcionalidades, a Fundação Ezute não apenas consolidou seu know-how, mas também multiplicou a expertise adquirida no Projeto Sivam, direcionando-a para outras áreas essenciais, além da defesa, como segurança pública, saúde, gestão pública, meio ambiente, mobilidade urbana, parcerias público-privadas e concessões.

Essa experiência se refletiu na participação em diversos projetos estratégicos de defesa, tais como o SISDACTA (Sistema Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), o SisGAAz (Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul), o PROSUB (Programa de Desenvolvimento de Submarinos) e o MANSUP (Míssil Antinavio de Superfície), demonstrando como as práticas de Engenharia de Sistemas foram ampliadas para aplicação de novas tecnologias, visando aumentar o poder de dissuasão e garantir a segurança e a soberania nacional.

Inovações em diversas áreas

Além disso, a Fundação Ezute utilizou sua experiência na implementação do SIGA Saúde, que modernizou a gestão da saúde pública em São Paulo, e no Bilhete Único, que integrou o transporte público da capital paulista. Essas inovações não apenas melhoram a qualidade de vida da população, mas também demonstram a eficácia da aplicação de forma dual da tecnologia como ferramenta de defesa e proteção social.

A atuação da organização exemplifica como a integração de tecnologia e inteligência pode fortalecer as instituições de defesa e assegurar a soberania do Brasil, enfrentando desafios complexos com soluções inovadoras.

Com seu compromisso em promover avanços tecnológicos, a Fundação continua a desempenhar um papel fundamental na construção de um futuro mais seguro e

autônomo para o País.

Construindo o amanhã

Atualmente, os serviços da Ezute incluem a concepção de sistemas com uma visão multidisciplinar e holística, a partir de metodologias de Engenharia de Sistemas, atuando por meio de acordos bilaterais em programas de longo prazo no segmento de defesa que demandam equipes especializadas.

A Fundação oferece serviços de gestão de projeto, engenharia de sistemas, absorção e transferência de tecnologia e conhecimento. A Ezute também se dedica ao desenvolvimento de soluções sob medida, utilizando as mais atuais e comprovadas práticas de desenvolvimento de sistemas singulares, destinados à gestão de recursos hídricos, incluindo outorga eletrônica, sistema de suporte à decisão, monitoramento, fiscalização e cobrança pelo uso da água.

Além disso, disponibiliza uma plataforma de ciência de dados para extrair valor da informação e gerar conhecimento, visando análises preditivas e  tomadas de decisão. Por fim, os serviços de apoio à administração pública abrangem também diversas etapas do ciclo de vida de empreendimentos de concessões e parcerias público-privadas. “Acreditamos que a inovação, quando aliada à tecnologia, não apenas fortalece as instituições que garantem a nossa segurança e soberania, mas também se torna um pilar essencial para a construção de um Brasil mais justo e sustentável, onde cada avanço nas áreas militar e civil representa uma oportunidade de progresso e transformação social”, destaca o presidente da Fundação Ezute, Delfim Ossamu Miyamaru.

Pular para o conteúdo