

ONDE ATUAMOS
SUPORTE À DECISÃO
O Sistema de Suporte à Decisão (SSD) é uma ferramenta estratégica voltada à gestão de recursos hídricos, que permite a realização de análises integradas para o cálculo da disponibilidade e do balanço hídrico. Essas análises são fundamentadas em dados provenientes de diversas fontes, como os usos outorgados, requerimentos em tramitação, usos considerados insignificantes e informações históricas, obtidas por meio da rede de estações hidrometeorologias.
O SSD permite a configuração de diversos parâmetros técnicos essenciais para a análise, tais como: vazões de referência (por exemplo Q95, entre outras), percentual de corte por similaridade, percentual máximo de diferença entre vazões regionais e raio de corte (em km), que define o limite espacial da análise. Ao identificar as estações relevantes, o sistema exibe uma listagem para subsidiar a avaliação técnica, permitindo ao analista validar as fontes de dados utilizadas.
No momento da análise é possível configurar a vazão de restrição, por meio da definição de um coeficiente alfa (%), além de informar vazões disponíveis e vazões indisponíveis adicionais.
As análises são realizadas com base em camadas ottocodificadas, que garantem a hierarquização da rede hidrográfica, e utilizam métodos de regionalização e similaridade para estimativa de vazões em trechos sem monitoramento direto. O SSD também incorpora diretrizes definidas em instrumentos de planejamento como o Plano Estadual de Recursos Hídricos, os Planos de Bacia Hidrográfica e estudos de áreas críticas ou de conflito, garantindo alinhamento com o planejamento da gestão hídrica.
O resultado da análise contempla a aplicação dos parâmetros sugeridos pelo sistema ou escolhidos pelo usuário, e apresenta da seguinte forma:
- Resultado da Análise Montante: contempla informações dos usuários localizados tanto na mesma ottobacia quanto em ottobacias a montante do ponto analisado.
- Resultado da Análise Jusante: é realizada posteriormente a Análise Montante, e identifica os usuários localizados em ottobacias a jusante do ponto de interesse. A análise considera os impactos cumulativos decorrentes de novos usos sobre a disponibilidade hídrica a jusante, subsidiando a avaliação de possíveis conflitos ou restrições futuras.
Em ambos os resultados de análises, o SSD apresenta a Classificação que indica a situação da disponibilidade hídrica em cada trecho (Sem Risco, Baixo Risco, Alto Risco, Potencial Área Crítica ou Área Crítica), e é utilizado como subsídio técnico para a tomada de decisão no processo de outorga de direito de uso da água.
O SSD conta com um algoritmo otimizado com alta capacidade de processamento de informações georreferenciada, além de dados transacionais, que permitem a análise de dados de projetos e simulações em tempo real. Com isso, promove maior eficiência, transparência e fundamentação técnica nos processos decisórios, fortalecendo a gestão descentralizada, participativa e sustentável dos recursos hídricos.
Principais funcionalidades:
- Cálculo da disponibilidade e balanço hídrico.
- Análise a montante e a jusante.
- Análise de dados geoespaciais.
- Indicadores vinculados à outorga e monitoramento.
- Simulação de cenários em tempo real.
- Análise espacial da demanda e disponibilidade hídrica.
- Cálculos de vazão de diluição de efluentes.
- Configuração de parâmetros técnicos de análise.
- Identificação e seleção automática de estações relevantes com base em critérios configurados.
- Integração com instrumentos de planejamento hídrico (Plano Estadual, Plano de Bacias e em áreas críticas ou de conflito).
- Interface interativa e configurável.
- Análise de dispensa automática.
- Geração de dados para apoio ao parecer técnico.
