A Fundação Ezute tem uma atuação estratégica e relevante no cenário de parcerias público-privadas (PPPs) e concessões no Brasil. Dada sua expertise em projetos de alta complexidade e sua característica de ser uma entidade privada sem fins lucrativos e isenta (honest broker), ela se posiciona como um parceiro fundamental para o poder público na estruturação e gestão desses empreendimentos.

Em função dessa sua experiência em projetos de concessões e PPPs, a Fundação Ezute foi habilitada como Instituição Estruturadora de Projetos junto ao cadastro do FDIRS – Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável – que são organizações contratadas para executar a modelagem e estruturação dos projetos apoiados pelo fundo.

O FDIRS é um fundo do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) que visa impulsionar projetos de infraestrutura sustentável no Brasil, especialmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O fundo oferece apoio financeiro e técnico para a estruturação de concessões e PPPs.

A Fundação Ezute oferece suporte completo à administração pública em diversas etapas do ciclo de vida de projetos de concessão e PPPs, desde a concepção inicial até a fiscalização pós-contratação. Sua atuação abrange:

  • Modelagem e estruturação de projetos por meio de:
    • Concepção Técnica e Estudos de Viabilidade
    • Apoio aos Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMI)
    • Modelagem Econômico-Financeira
    • Apoio para Estruturação de Garantias Públicas
    • Aspectos Jurídicos e Regulatórios
  • Apoio na condução do processo licitatório, proporcionando transparência e adequação às exigências dos órgãos de controle.
  • Apoio para gestão e fiscalização de contratos na figura do Verificador Independente (honest broker).
  • Capacitação e Legado, promovendo a capacitação e o aprimoramento do diálogo entre o órgão público e a iniciativa privada.

Sua experiência em grandes empreendimentos, como o Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM), confere à Ezute uma capacidade ímpar de lidar com a complexidade de sistemas e a integração de tecnologias, o que é um diferencial em projetos de infraestrutura realizados por meio de concessões ou PPPs.

Ir para o conteúdo