Bolsistas da Ezute E Escola de Guerra Naval Apresentam Artigo Sobre “Desenvolvimento do Cluster Tecnológico Naval do RJ”

No dia 28 de junho, os bolsistas da Fundação Ezute, mestrandos da Escola de Guerra Naval (EGN), Ana Carolina Dias Terra e Luiz Miguel Klen, fizeram apresentação do trabalho de pesquisa “Compartilhamento e Integração de Informações do Movimento Marítimo: uma Abordagem para o Desenvolvimento do Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro”.

O estudo tem como objetivo analisar o compartilhamento e integração de informações como uma atividade essencial para o setor marítimo. A pesquisa visa apresentar uma abordagem para o desenvolvimento do Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro que permita otimizar e tornar sustentável os recursos necessários para a coleta, a análise e a disseminação dos dados e informações do movimento do tráfego marítimo. Dessa forma, propostas para o desenvolvimento do Cluster Tecnológico Naval do estado foram traçadas, a fim de aumentar a capacidade de monitoramento por meio da formação de parcerias.

Participaram da apresentação online os coordenadores do projeto, Dr. Cleber Almeida de Oliveira (Fundação Ezute); Dr. José Roberto Brito de Souza (EGN) e Prof. Dr. Nival Nunes de Almeida (EGN), bem como pesquisadores colaboradores da Ezute.

 “Participar da produção técnica desse relatório foi um trabalho muito gratificante. Poder contribuir para o desenvolvimento de uma temática tão relevante e estratégica para o estado do Rio de Janeiro representa um passo à frente na carreira acadêmica e profissional. A experiência agregada é fundamental para o desenvolvimento de futuros trabalhos”, diz Ana Carolina.

Para Miguel, integrar o Grupo de Pesquisa fruto da cooperação entre a Escola de Guerra Naval e a Fundação Ezute contribuiu demasiadamente para sua trajetória acadêmica e profissional.

“Além disso, tratar de uma temática tão relevante quanto à abordada no relatório em questão foi uma experiência muito positiva e gratificante”.

A Ezute e a EGN possuem um acordo de cooperação acadêmica nas áreas de segurança, defesa e estratégia marítima, até o ano de 2025. A parceria envolve estudos em conjunto, pesquisas e participação em eventos.

Confira aqui o relatório da pesquisa produzida pelos bolsistas.

Histórico

Em outubro de 2020 foi realizado um webinar que explicou o objetivo da pesquisa sobre o “Compartilhamento e integração de informações do movimento marítimo: uma abordagem para o desenvolvimento do Cluster Tecnológico Naval do RJ” e levantou subsídios com outras entidades envolvidas no tema.

Veja aqui como foi esse evento que fez parte do trabalho de pesquisa dos bolsistas.

Pular para o conteúdo