Fundação Ezute apresenta sistemas de inteligência para o segmento de Defesa e Segurança na LAAD

Credenciada Empresa Estratégica de Defesa (EED), Ezute tem atuado como parceira estratégica das Forças Armadas brasileiras ao fornecer Sistemas Inteligentes, soluções e serviços especializados

A Fundação Ezute marcará presença na LAAD Defense & Security 2023, a mais importante Feira de Defesa e Segurança da América Latina que acontece entre 11 e 14 de abril no Riocentro, no Rio de Janeiro, apresentando todo o seu know how e expertise adquiridos em mais de duas décadas e meia de atuação, transformando e apoiando na melhoria da efetividade das instituições brasileiras, especialmente as públicas.

Durante os quatro dias do evento, a organização destaca seu portfólio de soluções e serviços especializados para o segmento de defesa e segurança, com seu histórico de serviços prestados para a gestão das instituições, visando a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros e a autonomia tecnológica do país.

Os visitantes da feira poderão conferir os benefícios e valor agregado dos Sistemas de Inteligência desenvolvidos pela Ezute e que têm contribuído para as áreas de defesa e segurança pública, com o fornecimento de dados e informações estratégicas para a assertividade da gestão e tomadas de decisões, entre outras soluções, tais como Concepção, especificação e integração de sistemas; Desenvolvimento e implantação de software singular; Estudos de Viabilidade e Modelos de Negócio; Absorção, Gerenciamento e Transferência de Tecnologia e Gestão de Projetos Complexos.

A Fundação Ezute tem uma estreita história de parceria com a Defesa e a Segurança do Brasil, e foi criada, em 1997, exatamente com a missão de atuar como integradora nacional, que recebesse e dominasse as tecnologias complexas fornecidas pelas multinacionais de hardware e software contratadas pelas Forças Armadas e auxiliar o Estado Brasileiro a assegurar a soberania nacional no Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM). Isso se deu em três vertentes: integração dos diferentes sistemas e tecnologias que compuseram o projeto; desenvolvimento de sistemas considerados estratégicos à época pelo Governo Brasileiro e absorção de tecnologias e conhecimentos referentes aos sistemas desenvolvidos por empresas multinacionais.

Hoje, a organização é credenciada como Empresa Estratégica de Defesa (EED) pelo Ministério da Defesa, de acordo com as normas estabelecidas pela Lei nº 12.598/2012, tendo diversos de seus produtos também credenciados como Produtos Estratégicos de Defesa (PED).

Dessa forma, ao longo de seus 26 anos de existência, a Fundação Ezute firmou parcerias para projetos relevantes com a Força Aérea Brasileira e a Marinha do Brasil, ao adotar e aplicar conceitos de Systems Engineering, que implicam no uso de visão sistêmica, ou holística, para desenvolver, conceber, especificar e dominar o ciclo completo de um projeto.

Teve participação em importantes projetos como o PROSUB – Programa de Desenvolvimento de Submarinos por meio da absorção de tecnologia do Sistema de Combate, no MANSUP – Míssil Antinavio de Superfície com a Gestão Técnica Complementar em projeto complexo e aplicação de System Engineering e no SisGAAz – Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul, com consultoria técnica para elaboração de um Sistema de Defesa com desenho aberto, todos eles da Marinha do Brasil. Além disso, atuou junto à SPA – Santos Port Autority na elaboração do projeto básico do VTMIS – Sistema de Gerenciamento de Informações do Tráfego de Embarcações do Porto de Santos. No segmento de Segurança Pública, destacamos o desenvolvimento do SIPROQUIM, sistema de controle de movimentação de produtos químicos usados na elaboração ilícita de drogas, para a Polícia Federal.

O diretor-presidente da Ezute, Eng. Delfim Ossamu Miyamaru, estará à frente da equipe na LAAD. “Nosso principal ativo é o conhecimento, temos a satisfação de oferecer soluções inovadoras e o desenvolvimento de projetos e programas de alto valor tecnológico e auxiliar o nosso país em áreas tão relevantes como as de defesa e segurança, entre outras”.

Pular para o conteúdo