FUNDAÇÃO EZUTE LEVARÁ SISTEMAS DE SIMULAÇÃO PARA FEIRA MILITAR INTERNACIONAL

 

A Fundação Ezute será um dos destaques na Feira Internacional de Materiais da Conferência de Simulação e Tecnologia Militar (CSTM) 2016. Durante o evento, que acontece entre os dias 14 e 16 de junho no Quartel General do Exército, em Brasília (DF), o público presente, formado por integrantes das Forças Armadas, profissionais da indústria nacional e gestores de segurança, terá a oportunidade de conhecer os sistemas de simulação e serviços analíticos da organização.

Com 19 anos de atuação, a organização foi criada para ser a integradora do projeto SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia) e, hoje, atua como a instituição transformadora e parceira das organizações públicas e privadas no Brasil. Entidade privada, sem fins lucrativos, a Fundação Ezute atua em System Engineering, prestando serviços intensivos em conhecimento para, em parceria com o cliente, conceber, especificar, planejar e implementar projetos complexos. A organização tem atuado em projetos estruturantes, sistemas tecnológicos, absorção e desenvolvimento de novas tecnologias e apoio à gestão de programas estratégicos, tanto na área civil quanto na de defesa.

Em seu portfólio, a Fundação Ezute conta com os projetos voltados para atender à Defesa. Entre eles, vale destacar a concepção do SISGAAz (Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul), e o apoio à gestão no desenvolvimento do Míssil de Superfície e a absorção de tecnologia, na França, do sistema de combate de submarinos.

Na área de serviços analíticos para a geração de indicadores, a Fundação Ezute apresentará na CSTM 2016 o EZMETRICS, composto por indicadores dinâmicos sociais, operacionais e de inteligência. A plataforma é destinada a gestores e cientistas de dados e contribui para transformar uma administração burocrática em gerencial, focada em resultados.

“Nossa plataforma combina a análise de dados com uma visão objetiva por meio de técnicas de inteligência artificial, Big Data e estatística, permitindo simulações e diagnósticos, além de identificar riscos e oportunidades”, destaca o Diretor de Mercado da Fundação Ezute, Dailson Mendes de Oliveira.

A organização também apresentará as soluções na área de simulação, entre elas a plataforma tecnológica para simulações de cenários complexos. Desenvolvida pela Ezute com o apoio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) – em decorrência da conquista do Prêmio Finep de Inovação em 2011, na categoria ICT, região Sudeste – a plataforma tem múltiplas aplicações no apoio ao planejamento de ações de Segurança e Defesa Civil. Um exemplo é a simulação de evacuação de estádios, que foi testada na arena de tênis do complexo olímpico do Rio de Janeiro. Outro exemplo é a simulação de inundações provocadas por chuvas, que pode subsidiar o planejamento de ações preditivas, preventivas e corretivas relacionadas a emergências e desastres. A plataforma de simulação viabiliza a experimentação de múltiplas possibilidades de resolução de problemas complexos, permitindo, inclusive, a visualização gráfica dos resultados obtidos.

Também será apresentada a solução de simulação instalada na Hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho (RO), desenvolvida pela Ezute como resultado de um projeto de pesquisa e desenvolvimento do programa de P&D da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Inédito no Brasil, o simulador permite a capacitação dos operadores da Hidrelétrica Santo Antônio, complementando o processo de certificação da equipe. Com o equipamento é possível construir um ambiente virtual dinâmico e imersivo, possibilitando a execução de manobras da hidrelétrica, em um ambiente idêntico ao real.

Outra solução desenvolvida pela Ezute nesse segmento é o Simulador Didático do Sistema de Combate das Fragatas Classe Niterói (SiComFrag), adotado para qualificar os alunos dos cursos de aperfeiçoamento e expedidos no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) como recurso instrucional na capacitação para identificação de avarias nos equipamentos e sua influência na operação do Sistema.

“Participar da CSTM 2016 é uma grande oportunidade para mostrarmos os diferenciais da Fundação Ezute, principalmente nas áreas de simulação e tecnologia militar, e o quanto podemos contribuir para o desenvolvimento e a soberania do país. Temos a expectativa de aprofundar futuras parcerias estratégicas com os atuais clientes, mantendo sempre o foco nas necessidades das Forçar Armadas e Forças Policiais do Brasil”, conclui Dailson.

Veja mais em: 
 

http://www.abimde.org.br/noticias/fundacao-ezute-apresenta-solucoes-em-simulacao-e-servicos-analiticos-na-cstm-2016-989.html

http://www.creditorial.com.br/portal/noticias/DetalharNoticias.aspx?id=6214

http://defesaeseguranca.com.br/negocios-empresas-estrangeiras-firmam-parcerias-para-ampliar-espaco-nas-forcas-nacionais/

http://www.defensa.com/frontend/defensa/quinta-conferencia-simulacion-tecnologia-militar-brasilia-vn18903-vst332

http://revistaforcasarmadas.com.br/8-noticias/722-funda%C3%A7%C3%A3o-ezute-apresenta-solu%C3%A7%C3%B5es-em-simula%C3%A7%C3%A3o-e-servi%C3%A7os-anal%C3%ADticos-na-confer%C3%AAncia-de-simula%C3%A7%C3%A3o-e-tecnologia-militar-cstm-2016.html

http://www.revistasoberanianacional.com.br/9-noticias/182-funda%C3%A7%C3%A3o-ezute-apresenta-solu%C3%A7%C3%B5es-em-simula%C3%A7%C3%A3o-e-servi%C3%A7os-anal%C3%ADticos-na-confer%C3%AAncia-de-simula%C3%A7%C3%A3o-e-tecnologia-militar-cstm-2016.html

http://www.aviacaonoticias.com/2016/06/fundacao-ezute-apresenta-solucoes-em_16.html

Fonte: Portal Industria de Defesa e Segurança

Pular para o conteúdo