Modelo Criado Pela Ezute Concorre Como Ideia Mais Inovadora do Ano No Prêmio de PPPs 2018

Conceito adotado pela Fundação envolve cooperação para estruturar projetos com captação de recursos financeiros privados a titulo de doação com encargo

A Fundação Ezute está concorrendo ao PPP Awards Brazil 2018 na categoria Ideia mais Inovadora do Ano com seu modelo para estruturar projetos de Parcerias Público-Privadas com captação de recursos financeiros privados a titulo de doação com encargo. A short list das iniciativas concorrentes foi anunciada nesta semana pelos organizadores da premiação, que será entregue no próximo dia 11 de dezembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

“O novo modelo é inédito em termos da colaboração entre o poder público e a iniciativa privada no país”, afirma o executivo de concessões e PPPs da Ezute, Thomas Strasser. “A Fundação Ezute assume a captação de recursos financeiros privados a título de doação com encargo e utiliza sua equipe técnica e consultores especializados para estruturar e desenvolver os estudos e modelagens para os projetos, sem custos para os municípios”, explica Strasser, lembrando que os potenciais doadores são organizações ou empresas com interesse em fomentar os setores abrangidos pelos editais.

O executivo da Fundação Ezute ressalta que “existe atualmente um grande interesse, tanto do setor público quanto da iniciativa privada, em estimular o mercado por meio de concessões e PPPs para investimento e operação de sistemas de saneamento e iluminação pública, mas a maior parte dos municípios não tem condições de assumir os investimentos necessários”. Segundo Strasser, o modelo é uma solução para a realidade atual do país, uma vez que “a estruturação do projeto será sustentada por essas doações e o valor do estudo será reembolsado à Fundação pela empresa que vencer a licitação, tenha ela sido ou não a doadora, para que os recursos sejam utilizados em novos projetos em outros municípios”.

O PPP Awards & Conference Brazil busca valorizar, enaltecer e contribuir para comunicar bons trabalhos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) desenvolvidos no Brasil. O principal objetivo do evento é estreitar o relacionamento entre agentes dos setores públicos e privados, reconhecendo práticas elogiáveis dentro desse mercado.

A premiação conta com candidaturas de iniciativas de segmentos diversos e das mais variadas regiões do Brasil, que envolvem financiamento privado em serviços e infraestrutura pública no longo prazo, com significativa alocação de risco ao investidor privado e mecanismo de pagamento vinculado. Neste ano destaca-se a qualidade dos 35 projetos que estão participando nas categorias Projeto do Ano, Unidade de PPP do Ano, Concessionária do Ano, Modelagem do Ano e Ideia mais Inovadora do Ano.

Clique aqui e confira a shortlist do PPP Awards Brazil 2018 

Pular para o conteúdo