Soluções desenvolvidas pela Fundação Ezute são certificadas como PED pelo Ministério da Defesa

25/01/2016
A Fundação Ezute é uma organização certificada pelo Ministério da Defesa como Empresa Estratégica de Defesa (EED) e tem ainda dois produtos reconhecidos como sendo essenciais para a Defesa do País. Um deles é o serviço de Gestão de Engenharia de Sistemas para Desenvolvimento de Armas Inteligentes, credenciado no ano passado como Produto Estratégico de Defesa (PED). No momento, o serviço é utilizado no projeto MAN-SUP (Míssil Antinavio Nacional de Superfície), da Marinha do Brasil.

Esse míssil será o primeiro na sua classe a ser concebido e fabricado no Brasil e se constituirá em um sistema de defesa a ser utilizado nos navios da Marinha. É um sistema complexo e estratégico, cujo caráter inovador colocará o Brasil em um novo patamar de independência tecnológica. A equipe multidisciplinar da Fundação Ezute está presente tanto nas atividades técnicas de engenharia de sistemas como gerenciais, atuando como gestão complementar em apoio à Marinha.

Em meados de 2014, a Fundação Ezute obteve o seu primeiro PED. O produto foi o de “Concepção de Sistemas de Sistemas”, empregado no Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz) da Marinha.

A Fundação Ezute participou na conceituação do SisGAAz, elaborada em conjunto com a Marinha. O SisGAAz será um sistema de defesa cuja missão é monitorar, de forma integrada, as Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB) e as áreas internacionais de responsabilidade para operações de Socorro e Salvamento, a fim de contribuir para o controle e a mobilidade estratégica, bem como responder prontamente a qualquer ameaça, emergência, desastre ambiental, agressão ou ilegalidade.