Fundação Ezute comemora 25 anos de história

Ezute contribui para a transformação das organizações públicas e privadas, apoiando a evolução da produtividade e da efetividade

 No dia 4 de março, a Fundação Ezute completa 25 anos de atuação, como uma organização privada sem fins lucrativos que oferece soluções inovadoras em tecnologia e gestão para os desafios e problemas enfrentados pelas instituições brasileiras, especialmente as públicas.

A Ezute atua nas áreas de Defesa, Tráfego Aéreo, Recursos Hídricos, Geoprocessamento, Saneamento, Iluminação Pública, Segurança Pública, Concessões e PPPs e já participou de uma centena de projetos para os governos federal, estadual e municipal.

Desde a sua criação, em 1997, a Fundação é parceira das Forças Armadas, atuando em projetos estratégicos de defesa e oferecendo soluções desenvolvidas com visão sistêmica e alto teor tecnológico, que contribuem para o aumento das capacidades operacionais das Forças e a transformação do país, como  o Sistema de Vigilância da Amazônia – SIVAM, Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul – SisGAAz, Programa de Desenvolvimento de Submarinos e de Desenvolvimento de Míssil Antinavio de Superfície, Sistema de Defesa Aérea e Circulação Operacional Militar  – DACOM, Capacitação do Setor Espacial Brasileiro e outros.

“A Fundação Ezute tem o seu olhar sistêmico sempre voltado para modernizar os processos e desenvolver sistemas para que as soluções implantadas melhorem a produtividade em todas as organizações e promovam o bem-estar social”, diz o presidente da Fundação, Delfim Miyamaru.

Honest Broker

 Reconhecida como Honest Broker (Mediador Isento), a Ezute tem como prioridade o interesse público, agindo com imparcialidade, neutralidade e isenção.

O propósito da Fundação é melhorar a qualidade de vida do brasileiro e contribuir para o desenvolvimento e a soberania do país, auxiliando os gestores públicos para uma atuação que atenda aos desafios do novo século, por meio de:

  • Aplicação de Systems Engineering para concepção, especificação e desenvolvimento de Smart Systems.;
  • Gestão Técnica e Complementar de projetos e programas estratégicos;
  • Desenvolvimento de software inovadores e singulares;
  • Consultoria especializada para modernização de processos e tecnologias;
  • Estruturação de processos de Parcerias Público-Privadas, e
  • Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

Projetos atuais em Saneamento

Em 2021, a Ezute comemorou a conclusão de importantes projetos realizados com duas das maiores empresas de Saneamento do país, a EMBASA (Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A) e a SANEPAR (Companhia de Saneamento do Paraná).

Na EMBASA realizou o estudo e o diagnóstico da Unidade de Tecnologia da Informação e Comunicação (FTI), visando a modernização institucional e comercial da empresa. Já na SANEPAR elaborou estudos diagnósticos e especificações de Solução ERP (Enterprise Resource Planning – Sistema integrado de gestão empresarial).

Neste ano de 2022, a Ezute iniciou novas atividades na SANEPAR, agora no apoio à implantação do novo sistema integrado de gestão empresarial, e na SANASA (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento de Campinas), apoiando a implementação do plano de projetos prioritários.

“Esses novos trabalhos comprovam a experiência da Fundação Ezute no setor de Saneamento, em empresas públicas que estão se modernizando para os desafios do novo marco regulatório na área”, conta Delfim.

Projetos atuais em Recursos Hídricos

A Fundação segue ainda a parceria com importantes clientes na área de Recursos Hídricos, como o IAT (Instituto Água e Terra do Paraná) e o DAEE-SP (Departamento de Águas e Energia Elétrica)

O projeto do IAT consiste na sustentação e evolução do SIGA-PR – Sistema de Informações para Gestão Ambiental e de Recursos Hídricos do Paraná, que faz parte de um grande programa de modernização dos processos de licenciamento, outorga, fiscalização e monitoramento ambiental do estado.

Já com o DAEE, a parceria visa a sustentação dos Sistemas de Informação de Recursos Hídricos, que desburocratizaram o processo de outorga, geraram novos processos de gestão, como o papel zero, o uso de assinatura eletrônica e a evolução da fiscalização e de ferramentas de análise.

Outros grandes motivos para comemoração dos 25 anos é a nova parceria da Ezute com a Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (FABHAT) com a prestação de serviços especializados.

Segmento Portuário

A Fundação também está atuando no segmento portuário com um projeto junto à Santos Port Authority (SPA) para gestão complementar na implantação de Sistemas de Tráfego de Embarcações (VTS – Vessel Traffic Service e VTMIS – Vessel Traffic Management Information System) no Porto de Santos

Projetos em Defesa 

A Ezute reforçou a  sua parceria estratégica com a Marinha do Brasil, por meio da continuidade de dois grandes programas: 1- a Gestão Técnica Complementar na Etapa 3 do Programa MANSUP, que prevê o início da produção no Brasil do Míssil Antinavio de Superfície; 2- o PROSUB, no qual a Fundação é responsável pela absorção e aplicação de conhecimentos em Sistema de Combate.

“Mantemos também a parceria com a PUC/RJ para cursos de Gestão de Projetos Complexos a oficiais do CIAW (Centro de Instrução Almirante Wandenkolk)”, complementa o presidente.

Concessões e PPPs

Na área de Concessões e PPPs, a Fundação está prestando serviços especializados à Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia, por meio da consultoria e elaboração de Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Jurídica e Ambiental de Projeto de Parceria Público-Privada, na modalidade de Concessão administrativa. O objetivo do projeto é a Equipagem, Operação e Manutenção do Novo Hospital de Emergências e Urgências de Rondônia (HEURO), no município de Porto Velho (RO).

Para esse segmento de PPP’s, a Ezute oferece também um modelo de estruturação de projetos baseado na isenção, na neutralidade e na economicidade, cujos recursos financeiros captados com a iniciativa privada usados para custear a estruturação do projeto são ressarcidos pelo futuro vencedor da licitação e empregados futuramente na estruturação de outros projetos.

ASSISTA AQUI AO NOVO VÍDEO DA EZUTE

Pular para o conteúdo