Missão, Visão e Valores Ezute
São Paulo Transportes S/A Ezute

SIMULADOR DE TREINAMENTO – SANTO ANTÔNIO ENERGIA

A Fundação Ezute desenvolveu, para a Hidrelétrica Santo Antônio, da Santo Antônio Energia, um simulador inédito no Brasil, resultado de um projeto de pesquisa e desenvolvimento do programa de P&D da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Instalado no Centro de Qualificação Operacional Santo Antônio, em Porto Velho (RO), o simulador é utilizado na capacitação dos operadores da Hidrelétrica Santo Antônio, complementando o processo de certificação da equipe.

Com o equipamento é possível construir um ambiente virtual dinâmico e imersivo, possibilitando a execução de manobras da hidrelétrica, em um ambiente idêntico ao real. Permite simular também todo o sistema elétrico ao qual a Hidrelétrica Santo Antônio está conectada.

O simulador apresenta ao operador em treinamento cenários de contingências operacionais que poderão, algum dia, serem efetivamente enfrentados pelos operadores. Como consequência, espera-se abreviar o tempo que um operador leva para atingir a maturidade operacional.

Trata-se de um avançado sistema computacional que reproduz virtualmente o funcionamento dos equipamentos principais e auxiliares da Hidrelétrica Santo Antônio. Mantém, fielmente, todas as características operacionais, fazendo interface gráfica com o operador no Sistema Digital de Supervisão e Controle (SDSC), o mesmo utilizado na Sala de Controle da usina.

Pular para o conteúdo