

ALGUNS PROJETOS
MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS EM MINAS GERAIS
O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) firmou um Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Água e Terra do Paraná (IAT) com o objetivo de promover o intercâmbio de informações e a cooperação técnica voltada à gestão dos recursos hídricos. A parceria prevê o compartilhamento da solução tecnológica desenvolvida pelo IAT — o Sistema de Gestão de Bacias Hidrográficas (SGBH) — para que o IGAM possa evolui-la e disponibilizar futuras versões ao longo da vigência do acordo.
Reconhecida por sua expertise no desenvolvimento de soluções para a gestão pública, especialmente na área de recursos hídricos, a Fundação Ezute foi contratada pelo IGAM para realizar a implantação e as adaptações necessárias da plataforma SGBH.
A colaboração entre IGAM, IAT e Fundação Ezute exemplifica a importância da sinergia entre diferentes entidades governamentais e privada para a preservação de recursos naturais cruciais.
O projeto tem como foco a modernização das capacidades institucionais, a redução da burocracia e de custos, além da otimização e aumento da eficiência dos processos internos.
Principais Benefícios da Implantação:
- Aprimoramento da cobrança pelo uso da água, com a implantação de processos automatizados do fluxo completo da cobrança.
- Fortalecimento da gestão participativa e compartilha, com foco na automação da gestão de Comitês de Bacia, Conselho Estadual de Recursos Hídricos e dos Planos Estaduais.
- Aceleração da transformação digital no IGAM e no Estado de Minas Gerais.
- Redução de burocracias e custos operacionais, com ganhos significativos em eficiência.
- Uso eficiente de recursos públicos, ao reaproveitar uma solução já consolidada no Paraná e contar com um fornecedor qualificado e especializado.
Este projeto representa um marco na modernização da gestão hídrica em Minas Gerais, promovendo inovação, sustentabilidade e cooperação entre estados.
